segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Bons pais, filhos melhores (A importância do Planejamento Familiar)



















Ser pai e mãe nos dias de hoje é mais que uma simples responsabilidade, é uma missão!


Não é novidade para ninguém, mas para dar um estopim ao assunto, o índice de adolescentes grávidas vem assustando a cada dia. A cada ano que passa muitas reuniões, palestras escolares vem alertando pais e filhos sobre gravidez precoce, mas o índice é alarmante. É importante frisar o acompanhamento da escola, importante papel, mas o que é ensinado é que os jovens venham usar camisinha ou qualquer outro método contraceptivo, no qual não para nem camufla uma sociedade que vive o "sexo explosão". Nem sequer quer saber da importância da virgindade. Bom, mas isso é outro assunto que trataremos em uma outra postagem.
Reparo e venho acompanhando meninas na faixa dos 12 aos 19 anos engravidando. A cada ano que passa o número cresce assustadoramente. Ginecologistas explicam que o últero está completamente formado a partir dos 15 anos de idade. E o que nós vemos é meninas de até 10, 11 anos levando consigo um bebê no últero em formação, no que implica em um risco de morte.
Mas o que o tema mais aborda é o espaço, o que propicia o fato. Milton Santos dizia: "Cada ser humano vale pelo lugar que ocupa". Nisso consta influências, fator financeiro, e etc... Levando em consideração as lástimas(principalmente o racismo) que sofrem a população, Milton Santos soube enquadrar bem sua frase. Contudo, e o valor comportamental? Familiar como podemos enquadrar? Vejamos...
O documentário 'Meninas' dirigida por Sandra Werneck retratou a maternidade precoce, em que protagonizaram quatro adolescentes de baixa renda. O documentário mostra onde o índice é maior. "Os problemas sociais, como a baixa escolarização e profissionalização, não raro funcionam como caldo para a criminalidade, como o sempre presente tráfico de drogas nos morros cariocas." (Uol, doc. 'meninas')
Famílias mal estruturadas. Filhos em meio a violência, largados à sorte. Falta de diálogo, educação não priorizada. Um verdadeiro ninho para os problemas. Sem contar, o que mais chama atenção é que na maioria dos lares são as mães que são as chefe de família, e trabalham suado para sustentar seus filhos. Em meio a tantos problemas, a falta da figura do pai, as mães se deparam com a difícil situação de suas filhas adolescentes grávidas. E como mãe é mãe, o coração fala mais alto, é hora de ajudar suas filhas sem nenhuma noção da responsabilidade que tem em mãos, sem nenhuma experiência de vida, apenas... Meninas.
Estudos mostram também que meninas de 11 à 15 anos de idade, moradoras em sua maior parte da periferia, já tiveram sua primeira relação sexual. De cinco, quatro engravidam. Um choque para a sociedade! Tendo de largar os estudos e deixar uma das brincadeiras mais simples: brincar de boneca. E de uma maneira excêntrica nos deparamos com uma menina de aproximadamente 12 anos de idade, com uma boneca de verdade nos braços. Que chora, que sente sede, fome, adoece, cresce... uma vida como ela. Uma vida que carece de instrução, atenção, apoio, amor. Tudo o que pode vir de uma mãe. O ponto chave é de como essa criança será criada, não tivera planejamento por parte dos pais, se trata de uma criança nos braços de uma criança. Nenhum preparo físico, nem mesmo emocional. É uma vida. E agora?
E os pais? A maioria, ao saber da gravidez, terminam o relacionamento. Ou o rapaz vai assumir ou sumir, literalmente. Virou piada! De uma forma até popular: "É o que todos fazem!"
Alguns felizmente, assumem o papel fundamental de um pai.
Tendo tudo isso em vista, a sociedade se depara com um título: "Planejamento Familiar". Nada mais direto. Simples? Nem tanto. É a fonte. É o que trataremos agora.

Planejamento: Colocar um filho no mundo requer um preparo extenso.
Nisso consta maturidade física, intelecutal, emocional e financeira.

Lapidando o caráter
Antes de uma forma de criação por parte dos pais, cada pessoa nasce com uma personalidade, então, lapidar o caráter não é nada mais "que tirar os excessos", ou seja, corrigir, ajustar. Nesse contexto, seria acrescentar algo bom.
É importante os pais estarem atentos nos primeiros anos de vida do filho. A fase de conhecimento, em que a criança anseia descobrir coisas é essencial. Tudo que ela aprende será válido, gerando um efeito negativo ou positivo de como ela irá prosseguir na vida.
Pode parecer bobagem, mas palavras como: "sai daqui", "bate", "mande língua", precisam ser descartadas completamente. Tudo o que um pai e uma mãe quer é um filho educado. Então, as primeiras palavrinhas que você ensina, vai refletir no bom trato do seu filho para com os outros. É importante lembrar que nessa parte de pimeiras palavras, é comum ver primos, parentes ou até mesmo pessoas chegadas a família ensinarem essas coisas, então é preciso que somente os pais já alertados, façam parte dessa fase da vida da criança.

Quão grande é a responsabilidade de ser pai. Se trata de uma vida, de um caráter, de um adulto amanhã. Sendo assim, é preciso ser pensada, planejada.

Se você leitor, for pai ou mãe, de que forma está criando seu filho?
Limites devem fazer parte de uma criação. Se até cães precisam ser disciplinados muitas das vezes, que dirá um ser humano.

A educação começa no berço.
A seriedade de serem pais.

A qualidade da educação em casa hoje: Reflexo do adulto de amanhã.

- Plante uma árvore com seu filho. Esclareça a questão ambiental, abra o conhecimento dele(a) sobre o mundo em que vive.
- Aguçe a vontade pela leitura.
- Planeje, pense, repense o futuro de seu filho.

É importante os pais participarem das brincadeiras de seus filhos, desde um quebra-cabeça à um lazer no parque. Isso dá início a um convívio saudável. Concilie o trabalho e as horas de ficar com seu filho, revisar e ajudar na lição escolar, a orar antes de dormir, dialogar. É fundamental. É um estudo comprovado.

Poderia numerar e criar um guia prático de pais e filhos, mas acho que a palavra principal vai desencadear uma boa formação na mente de muitos quanto a esse assunto: Planejamento. Pois tudo depende do bom senso.

"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." (Efésios 6.1-4)

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Provérbios de Salomão 22.6)





Sobretudo, ensine o teu filho o caminho de Deus. Com certeza, terá um lar muito feliz.


Como diz o colega blogueiro José San Martin:
"Consagro a Deus o que escrevi."









Pages